Minha foto
Jovem animada, acha que falta sorrisos e jazz no mundo. "Crianças estão agindo como velhos", diz ela "as pessoas acham que já viram de tudo e perdem as esperanças. Esquecem que os jovens só conseguem fazer revoluções por sua infinita capacidade de tentar, retentar e sonhar". A jovem que tem 21 anos estuda História e Artes Visuais e diz que seu próximo sonho a ser alcançado é poder dar aula.

Projeto B

O Projeto B é um projeto artístico meu, Melina, que tenta demonstrar um pequeno aspecto da variedade cultural brasileira. Baseada no vídeo 21 Accents da Amy Walker, tentarei reproduzir em vídeo o máximo possível de sotaques que eu tiver contato. Através de gravações de frases enviadas para mim, irei fazer uma média de sotaques por regiões dentro e fora do Brasil e reproduzir.
O Projeto B está em fase inicial de recebimento de áudios e sem nome oficial, não faz parte de nenhuma organização, é totalmente gratuito e as contribuição são feitas espontaneamente, assim como a minha própria iniciativa artística. Por enquanto o Projeto B ainda não tem data de término e de publicação, mas quando feito será divulgado. Também ainda não há uma data limite para as contribuições, provavelmente estarei recebendo durante todo o primeiro semestre de 2013.

Como Contribuir:
Usarei o pseudônimo de Maria Silva na gravação, que são o nome feminino e o sobrenome mais comuns no Brasil e, para isso, na gravação você irá se identificar como Maria Silva. Preciso saber, junto com seu áudio, a sua localização (cidade, estado e país) para poder fazer a média de sotaques por região, mas os dados serão totalmente confidenciais.

-Se você é brasileiro:

Quero que você fale as seguintes informações nessa ordem:
Cumprimento, nome, idade, cidade e país.
O cumprimento ("Oi", Olá", "E aí?", "Bom dia", etc) você escolherá de acordo com aquele que soará mais confortável a você e que você nota ser a forma mais comum de cumprimentar alguém na sua região.
O nome que você dirá será Maria Silva, independente de seu gênero e nome verdadeiros, e a idade será 22 (vinte e dois), independente de sua real idade.
A cidade e o país serão os seus.

Exemplo de frase a ser falada: Olá, meu nome é Maria Silva, tenho 22 anos e sou de Porto Alegre, no sul do Brasil.
Outro exemplo: Oi, me chamo Maria Silva, tenho 22 anos e moro no Rio, Brasil.

A forma com que falará as informações devem soar o mais natural possível para você, respeitando as expressões e o sotaque da sua região.

-Se você é estrangeiro:

Se você não é brasileiro mas por alguma felicidade veio parar aqui no Mr. Random e entende o português-brasileiro, gostaria que falasse: Oi, me chamo Maria Silva, tenho 22 anos e sou de [seu país].
De acordo com a maioria das apostilas de português online que encontrei, essa é a forma mais comum ensinada para se apresentar.

No lugar de "[seu país]" você dirá o país da qual origina seu sotaque. Deixe o mais natural possível de acordo com os sons de seu idioma natural. Gostaria que pudesse falar o nome de seu país na forma portuguesa, (Inglaterra ao invés de England, por exemplo). Aqui tem uma lista de relação de nomes dos países em português-inglês. O nome (Maria Silva) e a idade (22) ditas deverão ser as escritas acima, independente de seu nome, gênero e idade verdadeiros.
Como geralmente os sotaques tem variações regionais e não nacionais, peço que ao me enviar o áudio também diga o seu estado/condado/região e cidade para que eu possa levar em consideração na hora de estudar.


Como gravar e enviar:
Você pode gravar em qualquer programa do seu computador (salvando preferencialmente em .mp3) ou qualquer sistema online como o Vocaroo e o 4shared, me enviando o link para que eu possa ouvir e baixar ou me enviando o próprio arquivo de áudio. Em ambos os casos você precisará apenas ter um microfone em seu computador.
Caso você opte por gravar online, você pode simplesmente gravar nesse widget do Vocaroo abaixo e me enviar o link. É simples e gratuito, você aperta no botão "Click to record", espera carregar e estabelecer a conexão e, então estará gravando. Ao final da gravação não esqueça de clicar em "Click here to save >>" para obter o link de sua gravação.



Para enviar basta apenas preencher o formulário no final da página, carregando o áudio de seu computador ou colando o link da sua gravação no campo "URL". Se você preferir, poderá permanecer no anonimato e eu não terei nem seu nome ou seu e-mail, mas se preencher o campo poderei colocar seu nome na parte de contribuições e agradecimentos e enviar um e-mail quando o projeto estiver concluído para que veja o resultado final.
Seu e-mail, assim como sua localização, serão TOTALMENTE confidenciais e seu nome JAMAIS aparecerá junto de outras informações. Os áudios gravados também NUNCA serão divulgados, utilizarei de minha própria voz ao fazer o vídeo, apenas me baseando nas gravações.

FAQ Projeto B:

1. Não moro mais no lugar de onde tenho o sotaque, posso participar?
Claro! Apenas na hora de preencher o formulário, ao invés de escrever a sua localidade atual coloque a de onde vem o seu sotaque. É justamente por ter várias contribuições de uma mesma região que eu poderei fazer a média dos sotaques!

2. Até quando poderei enviar minha voz?
Por enquanto não tem data para o encerramento dos recebimentos. Por volta de Julho ou Agosto de 2013 vou calcular os sotaques que mais tenho e provavelmente vou encerrar o envio para determinadas regiões, deixando em aberto somente para os sotaques estrangeiros e as regiões brasileiras que menos ou nada enviaram. Atá lá estarei aceitando sotaques de qualquer região do mundo!

Caso você tenha alguma dúvida, sugestão ou comentário, sinta-se a vontade para usar os comentários da página (abaixo) ou pelo meu twitter!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que acha?